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Grupo de Acolhimento




Grupo de Acolhimento ou Bem vindo - proposta de serviço da Estratégia de Saúde da Família (ESF) pensando na humanização do atendimento, garantindo acessibilidade, e colaborando para uma maior resolutividade. Atendimento em grupo e individualizado no mesmo dia.


O Ministério da Saúde implementa a Política Nacional de Humanização (PNH) HumanizaSUS:

O acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética: não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo, implica compartilhamento de saberes, angústias e invenções, tomando para si a responsabilidade de “abrigar e agasalhar” outrem em suas demandas, com responsabilidade e resolutividade sinalizada pelo caso em questão. Desse modo é que o diferenciamos de triagem, pois ele não se constitui como uma etapa do processo, mas como ação que deve ocorrer em todos os locais e momentos do serviço de saúde.
Acolher com a intenção de resolver os problemas de saúde das pessoas que procuram uma unidade de saúde pressupõe que todas as pessoas que procuram a unidade, por demanda espontânea, deverão ser acolhidas por profissional da equipe técnica. O profissional deve escutar a queixa, os medos e as expectativas, identificar os riscos e a vulnerabilidade, acolhendo também a avaliação do próprio usuário, e se responsabilizar para dar uma resposta ao problema. Nesse funcionamento, o acolhimento deixa de ser uma ação pontual e isolada dos processos de produção de saúde e se multiplica em inúmeras outras ações, que, partindo do complexo encontro entre o sujeito profissional de saúde e o sujeito demandante, possibilitam que sejam analisados:
 • o ato da escuta e a produção de vínculo como ação terapêutica;
 • as formas de organização dos serviços de saúde;
 • o uso ou não de saberes e afetos, para a melhoria da qualidade das ações de saúde, e o quanto esses saberes e afetos estão a favor da vida;
 • a humanização das relações em serviço; Cartilha da PNH 24 Acolhimento nas Práticas de Produção de Saúde;
 • a adequação da área física e a compatibilização entre a oferta e a demanda por ações de saúde;
 • a governabilidade das equipes locais; e
 • os modelos de gestão vigentes na unidade de saúde.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_praticas_producao_saude.pdf




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